5 carros da Volkswagen que sentimos muita saudade
Todo mundo tem uma história para contar a bordo de um Volkswagen. Comemoramos no dia 30 de janeiro o dia da saudade e a Sudeste Automóveis, a sua concessionária VW para Juiz de Fora e região, aproveita para relembrar a história de 5 veículos que marcaram época e ainda hoje fazem parte do imaginário de todo mundo.
Kombi
Em 2017, a Kombi completou 70 anos. Com um total de mais de 11 milhões de unidades produzidas, ela é o veículo com a história mais longa da indústria automobilística mundial.
No Brasil, ela começou a ser montada em CKD e vendida pela Brasmotor em 1953, usando peças importadas da Alemanha. As primeiras unidades genuinamente brasileiras foram produzidas a partir de 2 de setembro de 1957 na fábrica da Volkswagen de São Bernardo do Campo (SP), com 50% de nacionalização.
Em 2013 a Volkswagen se despediu da Kombi com a série Last Edition, limitada inicialmente a 600 unidades de R$ 85 mil. Quanta história!
Fusca
O primeiro Fusca foi fabricado há 85 anos. A produção comercial do “besouro” da Volkswagen começou em 1935 e atingiu 21 milhões de unidades.
No Brasil, o célebre Fusca teve confirmada sua vocação popular. Ele chegou importado em 1950 e, três anos depois, sua fabricação doméstica começou em São Paulo, onde a Volkswagen instalou sua primeira unidade – depois, a produção seria transferida para São Bernardo do Campo. Foram fabricados cerca de 3,3 milhões de Fuscas no Brasil, aproximadamente 16% do volume mundial.
Ostenta o título de carro mais vendido de todos os tempos com mais de 21.200.000 unidades comercializadas.
Brasília
Apontada como um dos carros mais queridos do Brasil nos anos 70 e 80 e eternizada na canção dos saudosos Mamonas Assassinas, a VW Brasília da Volkswagen, teve uma história de sucesso tão grande durante os seus anos de produção, que ela persiste até hoje.
O carro surgiu em 1973 e foi uma homenagem à capital brasileira. A Brasília foi um dos primeiros carros a ser produzido fora da Alemanha e surgiu do pedido do presidente da Volkswagen no Brasil à época, Rudolph Leiding, que queria novos modelos.
O carro parou de ser produzido e deu lugar a um novo projeto da VW, o do Gol ― que já estava em produção desde 1980.
Santana
Apresentado no Brasil em 1984, o Santana inaugurou uma categoria dentro da Volkswagen: a dos sedãs de luxo. O objetivo era levar a confiabilidade da fabricante para um público que exigia mais requinte e tecnologia.
Para produzir o Santana, foi necessário um investimento de 50 milhões de dólares e uma série de estudos para superar a sensação de conforto e bem-estar que era oferecida pelo Passat - até então o melhor carro da VW por aqui.
A produção do Santana no Brasil foi encerrada no final do mês de maio de 2006. Assim, o único país do mundo a ainda produzir este carro é a China.
Parati
O carro modelo Parati Volkswagen saiu de linha em 2012, depois de ser produzido por 30 anos, desde 1982. O objetivo da Volkswagen era “colocar” a parati no lugar da Brasília, e seu nome faz referência a cidade do estado do Rio de Janeiro, Paraty, pois o carro seria perfeito para fazer turismo e passeios.
A Parati tinha a parte mecânica idêntica à do modelo Voyage, e não demorou muito para que a novidade da casa Volkswagen se tornasse um dos modelos mais vendidos da fábrica. A “geração Rock in Rio” ficou encantada com as linhas retas e que davam um ar jovial a Parati. As vendas continuaram crescendo e a Parati ficou no topo entre as mais vendidas.
Imagem: Revista Quatro Rodas
No dia 30 de junho de 2012, a Volkswagen estava dando fim a produção da Parati, para entrar no mercado com o Space Fox, que foi seu sucessor.
E aí, sentiu saudades também? Conta pra gente aqui nos comentários qual o Volkswagen marcou a sua vida.