Tudo o que já sabemos sobre o Nivus, o novo SUV da Volkswagen
O Nivus tem movimentado o mercado automobilístico desde que seu lançamento foi anunciado pela Volkswagen. O novo modelo está em fase final de testes e sua distribuição está marcada para o fim do primeiro semestre do ano em toda a América do Sul. O Nivus foi desenvolvido totalmente pela equipe de designers e engenheiros da Volkswagen América do Sul e será o primeiro modelo da marca projetado no Brasil e que também será feito e vendido no mercado europeu.
O motor mais forte será o 200 TSI (turbo) de três cilindros, bicombustível e com injeção direta. A potência chega a 128 cavalos com torque de 20,4 kgfm abastecido com etanol. A transmissão é automática de 6 marchas. Nas versões de entrada, será adotado o 1.0 TSI 1.0 tricilíndrico turbo de 116 cavalos a 5.500 rpm e torque de 17,3 kgfm a partir de 1.500 rpm.
O carro será produzido na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), sobre a plataforma MQB.
Com um desenho marcante, o destaque vai para a queda suave das colunas “C” (as de trás) – justamente o que insinua o jeito de cupê. Tem faróis e lanternas em leds e luzes de circulação diurna DRL também em leds com uma assinatura visual inédita nos modelos da Volkswagen, além de lançar o novo logotipo da marca no país. As rodas de liga leve de 17 polegadas completam o visual externo. Com a traseira mais alongada, o caro contará com um bom espaço no porta-malas, de até 415 litros, um dos maiores entre os modelos compactos, incluindo os hatches e os SUVs.
Focado no uso da tecnologia, o Nivus será responsável por estrear novos recursos de segurança e conforto no segmento de compactos. Um deles é o ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista ajustar a velocidade e a distância segura em relação ao veículo à frente. Inova ainda com o AEB (Autonomous Emergency Brake), um recurso que identifica um iminente risco de colisão frontal, freia o carro de maneira autônoma, evitando, em alguns casos, qualquer dano ao veículo ou ferimento ao motorista e aos passageiros. O pacote de segurança traz mais o Front Assist, sistema que, por meio de radar e sensores, monitora o tráfego e alerta o motorista, de forma sonora e visual, para evitar batidas.
Tratado como a “joia da coroa”, o novo sistema de infoentretenimento do Nivus tem nome e sobrenome: VW Play. Totalmente desenvolvido no Brasil, traz uma nova tela de altíssima definição e diversas funcionalidades.
Para ajudar a reduzir o consumo de combustível, o Nivus contará com o dispositivo start-stop, que desliga e religa automaticamente o motor em paradas breves.